22014dez
Como prevenir e combater a celulite?

Como prevenir e combater a celulite?

Não tem jeito! Ela incomoda a maior parte das mulheres brasileiras de várias idades. A celulite é uma das queixas mais frequentes das mulheres. Que tal prevenir seu surgimento ao invés de tentar remediá-la? Veja as dicas que dou hoje neste post pra você prevenir a inimiga #1 da mulherada!

Antes de mais nada, o que é a celulite?

É um problema que afeta de 85% a 95% das mulheres e é aquela famosa aparência de “casca de laranja” em locais como coxas, quadris, nádegas é causada quando a gordura se acumula entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. Quando as células de gordura se acumulam, empurram a pele, que é puxada para baixo pelos cordões fibrosos, criando uma superfície irregular ou ondulações, os populares “furinhos”.

O que causa a celulite?

São vários os fatores, os principais estão entre predisposição genética, sedentarismo, tabagismo, problemas circulatórios, ganho de peso, problemas hormonais. Cada paciente precisa avaliar qual é a causa de sua celulite junto à seu médico.

Quais são suas formas?

Segundo o SBD, os dermatologistas chegaram a uma escala para avaliar o grau de gravidade da celulite que hoje foi aprimorada para uma nova escala chamada de Cellulite Severity Scale, que avalia a celulite de forma mais objetiva.

A nova classificação avalia as principais características clínicas da celulite, sendo elas: A) número e profundidade de depressões; B) aspecto das áreas elevadas da celulite; C) Presença de lesões elevadas; D) Presença de flacidez; e E) graus da antiga classificação.

De acordo com a escala, cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três; e a soma total dos pontos, que pode chegar até 15, vai mostrar se a celulite é: leve (1 a 5 pontos), moderada (6 a 10 pontos); ou grave (11 ou mais pontos).

De acordo com a nota de cada característica já é possível determinar como deve ser o tratamento mais eficaz. A utilização dessa nova escala define com maior precisão os graus de celulite, levando em consideração os detalhes clínicos mais relevantes para cada paciente.

como acabar com celulite

Como evitar a celulite?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as pacientes que já lidam com este incômodo precisam evitar o aumento do problema com alteração na dieta e prática de exercícios físicos. Esta é a regra geral para qualquer mulher que quer evitar e/ou combater a celulite. Reduza o consumo de gorduras, açúcar, sal, bebida alcoolicas e em contrapartida, aumente o consumo de fibras e beba muita água. Pratique exercícios aeróbicos e musculação para firmar o músculo da região.

Para prevenir, é importante conhecer as causas da sua celulite, mas de uma forma geral você pode se basear nas dicas acima e buscar um estilo de vida mais saudável que, consequentemente, estará evitando este problema tão temido.

Quais são os tratamentos?

Para ter um tratamento adequado, é preciso conhecer o tipo e grau da celulite e aí sim entrar no combate à ela. Hoje no mercado existem também diversos procedimentos estéticos para melhorar a celulite, como drenagem linfática, i-lipo, ultrassom, intradermoterapia, plataforma vibratória, dentre outros. Em breve, falamos com mais detalhes de alguns tratamentos.

Quem destesta ter que lidar com a celulite? Consulte seu médico e veja formas de combater a celulite e tratá-la.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *