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Mitos e Verdades: Dieta sem Glúten

Mitos e Verdades: Dieta sem Glúten

glúten é polêmico e há tempos vem sendo culpado por várias dietas como o vilão do sobrepeso. Alguns especialistas afirmam que isso não é verdade e que ele é prejudicial apenas para quem tem alergia ao ingrediente. Afinal de contas, o glúten faz mal para meros mortais? Desvendei os mitos e verdades que rondam essa proteína.

​Confira​!

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Onde o glúten está?

O glúten é uma proteína vegetal presente em alimentos que fazem parte da dieta da maioria da população como trigo, aveia, centeio, cevada e malte. É ele quem dá consistência em pães e derivados.

O que é doença celíaca?

É a intolerância ao glúten, uma doença autoimune. O corpo entende que a proteína é uma inimiga e começa a combater o alimento, impedindo a absorção dos nutrientes e provocando uma inflamação no intestino delgado. Quando uma pessoa celíaca come ou bebe qualquer alimento que contenha a proteína, tem reações como diarreia crônica (de mais de 30 dias), vômitos, aftas, distensão abdominal, falta de apetite e, em casos graves, desenvolve osteoporose e anemia.

​Quem tem​ doença celíaca deve se abster totalmente do glúten?

Sim, para a sobrevivência da pessoa. A ausência de glúten na dieta ajuda a manter a saúde e faz com que os celíacos absorvam os nutrientes necessários para o desenvolvimento do corpo. De maneira geral, os alimentos com glúten são substituídos por opções que são fabricadas sem a proteína. O mesmo vale para as bebidas. Claro, tudo dentro do acompanhamento médico.

O glúten faz mal para saúde de quem não é celíaco?

Existem diferentes estudos que associam o glúten à obesidade, esclerose, doenças respiratórias, dermatoló​gicas​, dentre outras patologias. Mas ainda não há nada que prove o mal que o glúten faz ao corpo – a menos que a pessoa tenha intolerância . Como a proteína causa o inchaço no estômago, a ausência em sua dieta pode ser um passo para o emagrecimento.

Mas, e ai, tirar o glúten emagrece?

O glúten está associado a alimentos que contêm vitamina B, carboidratos e açúcar. Na realidade, diminuir a ingestão de alimentos com o tipo dessa proteína faz com que aconteça a eliminação de peso, mas não por ser o glúten em si, mas pela redução no consumo de forma geral.

Pode tirar o glúten da dieta, sem consultar um médico?

Não. Alguns alimentos não podem ser retirados de algumas dietas sem acompanhamento , pois o indivíduo​ pode apresentar  carência de algum nutriente que ​está contido​ no alimento com glúten. O ideal é primeiro buscar por nutricionistas que vão direcionar a melhor dieta para o seu cardápio.

Por quanto tempo posso seguir a dieta sem glúten sem prejudicar a minha saúde?

Depende do objetivo da dieta. Caso a pessoa não possua intolerância ao glúten, os especialistas recomendam que fique no máximo 30 dias sem a ingestão da proteína – tempo que trará resultados na balança e não vai provocar nenhum mal à saúde. Caso o indivíduo seja celíaco, a dieta deverá ser permanente.

Além dos celíacos, mais alguém tem restrição ao glúten?

Sim. Os especialistas afirmam que além da doença celíaca, o glúten está restrito às pessoas que têm dermatite herpetiforme, sensibilidade ao glúten, alergia ao glúten, e em alguns casos de síndrome do cólon irritável. As pessoas saudáveis devem ter um balanceamento da proteína, mas não extinguí-la do cardápio.


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