112015jun
Quando iniciar procedimentos de prevenção contra rugas?

Quando iniciar procedimentos de prevenção contra rugas?

Muitas pessoas se perguntam qual a hora certa de começar um tratamento contra rugas, mas isso vai depender muito do tipo e da cor de pele de cada paciente. O que se pode garantir é que o acúmulo de tempo de exposição ao sol também conta muito. As marcas de envelhecimento da pele são consequência da degradação das fibras de colágeno e elastina, num processo que acontece naturalmente com a idade.

O mais importante anti-idade é o filtro solar e seu uso deve ser iniciado o quanto antes. Quanto mais frequente e precoce for à proteção da pele, mais tarde os antirrugas serão necessários. Outros fatores como distúrbios hormonais, consumo excessivo de álcool, cigarro e alimentação inadequada somam mais pontos a favor do envelhecimento. Prevenir o aparecimento de rugas nada mais é que controlar os fatores desencadeantes.

sol-protetor-solar-praia-20110728-size-598

Que a toxina botulínica é uma grande aliada no combate às rugas, a maioria das pessoas sabe. O que pouca gente conhece é o seu efeito de prevenir os sinais da idade. Sim, se for aplicado quando as marcas do tempo ainda estão suaves, a toxina adia o aparecimento das rugas e evita que elas se tornem profundas ou, melhor, adia intensamente essa evolução​ do envelhecimento​. Ele age fazendo com que os músculos que se movem excessivamente durante as expressões, e que com o tempo vão marcando mais e mais a pele, ​apresentem​ estes movimentos​ atenuados​. Por isso previne o envelhecimento precoce.

Existe hora certa? É impossível especificar qual é a idade ideal para começar um tratamento com o objetivo de prevenir rugas profundas. Mas pode-se falar que o período em que as marcas surgem é, de um modo geral, entre 25 e 30 anos. O melhor critério para um médico saber se já é ou não hora de prevenir é o bom senso.

Não existe uma idade determinada, por isso é preciso ter muito critério. O momento certo é aquele em que começam a surgir os sinais dos vícios de expressão ou quando algumas rugas, mesmo leves, passam a ficar evidentes. Por exemplo, pacientes com pele seca tendem a ter a cútis marcada mais cedo.

Para atenuar a visão destas rugas, o ideal é lançar mão de um bom hidratante​, mas se mesmo assim ​as rugas continua​rem​ a aparecer, a toxina pode ser indicada para evitar que​ elas​ piore​m​. Já as peles oleosas tendem a marcar menos. Nesse caso, quando surgem as rugas, a toxina já está indicada.​ Preste atenção nos sinais da sua pele e cuide bem de você!​


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *