Toxina Botulínica
Toxina Botulínica

Botox é o nome popular para a toxina botulínica. Em nosso consultório, utilizamos o produto comercializado pela Allergan, que é a marca mais utilizada e estudada no mundo para indicações cosméticas e terapêuticas.

A toxina botulínica trata os músculos com precisão, permitindo ao médico definir o efeito desejado. É aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário. Os efeitos iniciais tornam-se visíveis a partir de 72 horas atingindo o efeito total em aproximadamente duas semanas. O tempo de duração é de 04-06 meses dependendo do metabolismo individual de cada paciente, da técnica de aplicação e da dosagem do tratamento.

Quando aplicado na face, pescoço, nariz, pré articular e queixo, resulta numa face rejuvenescida, com aparência natural, de uma forma não invasiva.

(Bruxismo) Quando aplicado no músculo masseter, leva ao relaxamento muscular com melhora do bruxismo e ATM.

É aplicada em pequenas quantidades para melhorar o contorno facial.

É aplicado nos músculos superficiais do pescoço com intuito de melhorar o contorno facial e rugas finas.

É aplicado nas mãos, nos pés e nas axilas para tratamento de transpiração excessiva.

Dúvidas frequentes

A toxina botulínica tipo A pode deixar o rosto sem expressão?

A aplicação harmônica de toxina botulínica tipo A pode suavizar marcas de expressão proporcionando leveza, um ar de retorno de férias, mas as linhas de expressão podem ser mantidas. Isso é o que se chama de naturalidade de resultados, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os efeitos são imediatos?

Os estudos apontam que somente depois de duas semanas é que os efeitos máximos são atingidos. Isso significa que existem pacientes que poderão notar os efeitos nos primeiros dias e outros não. Por isso, o importante é esperar essas duas semanas para ter certeza de que se está observando os resultados completos.

O tratamento com toxina botulínica tipo A perde seu efeito de um dia para o outro?

Não. A perda do efeito do tratamento com a toxina botulínica tipo A ocorre de forma gradual, o que significa dizer que lentamente o músculo recupera sua capacidade de contração.

Existe creme, loção ou cosmético com efeitos semelhante ao da toxina botulínica tipo A?

A toxina botulínica tipo A atua na musculatura e para chegar a essa camada é injetada. Outras formulações que não sejam injetáveis encontrariam muitas barreiras até chegar à musculatura, como por exemplo, todas as camadas da pele, e essas barreiras impediriam a toxina de chegar à camada muscular. Por esse mesmo motivo é que não se acredita nas 'escovas progressivas' que declaram conter toxina botulínica tipo A, afinal os cabelos não têm músculos e por isso, não se beneficiariam da substância.

A toxina botulínica tipo A deixa a boca grande?

A toxina botulínica tipo A pode suavizar marcas de expressão, mas não aumenta o tamanho das estruturas.

A alteração do tamanho dos lábios pode ser feita com preenchedores faciais e de formas muito mais discretas, em pequenas quantidades ou se desejável, em quantidades maiores, devido à segurança. Porém a decisão de aumentar ou não os lábios e em quanto aumentar, deve ser estabelecida entre médicos e pacientes, padrões estéticos e em consonância com a harmonia facial.

Rostos muito grandes com lábios muito pequenos podem ser nada harmônicos, assim como rostos pequenos com lábios grandes. Por isso, a análise de um médico especialista é fundamental.