Saiba o que é acne solar e como tratar

Aproveitar o verão é sempre uma delícia, mas muitas vezes o excesso de sol pode causar danos à saúde e à pele. A acne solar é um problema típico desta época, porque as lesões surgem após a exposição excessiva ao sol.

O que é a acne solar?

É uma erupção que atinge principalmente o tronco e a raiz dos membros superiores, surgindo poucos dias após a exposição intensa ao sol. Formam-se lesões papulosas (semelhantes a pequenas “bolinhas endurecidas”) e pustulosas (bolhinhas de pus), sendo algumas delas doloridas e avermelhadas devido à inflamação.

Como tratar?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que você pode evitar a acne solar utilizando protetor solar de acordo com sua pele – pele mista a oleosa deve aplicar as versões oil free. O protetor deve ser aplicado antes e durante a exposição solar (que precisa ser evitada em excesso).

acne solar tratamento

Na hora do tratamento da acne solar, seu médico indicará as medicações ideais, como esfoliantes e antibióticos em loção ou gel, quando houver a inflamação. Também é interessante inserir na rotina de cuidados com a pele uma limpeza adequada das regiões afetadas e já ter a indicação do melhor protetor solar para se aplicar durante o tratamento. Além disso, deve-se deixar de lado o uso de produtos comedôgenicos que entopem os poros, causando comedões, e esperar até a recuperação total da área tratada para retomar o uso dos cosméticos utilizados anteriormente.

O problema é muito comum e bem simples de se tratar, caso te atinja, não se desespere! Procure seu médico e cuide de sua pele.

Uma ótima sexta-feira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *