Como tratar os vasinhos no rosto?

Elas mal tem a largura de um fio de cabelo, mas costumam incomodar muito! Os vasinhos no rosto, ou telangiectasias, aparecem em algumas mulheres e são vermelhos e finos, podendo aparecer em qualquer lugar da pele: no rosto, no nariz, ao lado das narinas, nas bochechas, no queixo, e também no pescoço e colo.

No rosto, os vasinhos são diferentes dos vasinhos nas pernas (onde são mais comuns). Nas pernas os vasos, ou varizes, aparecem porque o sangue fica parado e não consegue vencer a gravidade. No rosto os vasos aparentes são na verdade comunicações entre sangue arterial e o sangue venoso.

Como surgem os vasinhos no rosto?

Os vasinhos aparecem mais ao redor da asa nasal, no queixo e nas bochechas, mas nenhuma área do rosto está imune! São superficiais e podem surgir ou se agravar com alguns fatores:

  • Exposição ao sol em excesso
  • Envelhecimento: os vasinhos podem aumentar com idade.
  • Gravidez, devido as mudanças hormonais.
  • Uso de cremes à base de corticóide
  • Rosácea: saiba mais sobre a rosácea aqui.
  • Predisposição individual

Estes são alguns motivos de aparecimento dos vasinhos, mas outros podem existir, por isso a importância de procurar um médico e avaliar o seu caso.

Como tratar os vasinhos?

Para tratar vasinhos no rosto, é possível utiilizar alguns procedimentos disponíveis hoje como a cauterização, escleroterapia e luz intensa pulsada, que se mostra um dos tratamentos mais eficazes para este problema. Após o tratamento, é possível que depois de algum tempo os vasinhos voltem, e neste caso é necessário repetir o tratamento.

O seu médico deve avaliar qual o tratamento deve ser utilizado para melhor tratar o seu tipo de vasinho. Não deixe de procurá-lo e começar já seu tratamento se os vasinhos te incomodam.

7 thoughts on “Como tratar os vasinhos no rosto?

  1. Nubia says:

    Estive no consultório de um angiologista e ele para evitar melhores esclarecimentos resolveu me responder que varizes no rosto não há explicação exata pq isso acomete e disse que não ha tratamento . É horrível isso, e quando vc procura médico ainda tem uma resposta sem fundamentos. Isso é medicina hj.

  2. Marcelly says:

    Tem alguma idade certa para normalmente aparecer os vasinhos? , pois tenho 13 anos e me recordo que estes vasinhos na minha bochecha ja são de algum tempo. Este tratamento e indicado para pessoas de minha idade?

  3. Carolina Chede says:

    Oi doutora!! Ao redor das dobras nasais fica muito avermelhado, as vezes oleoso, outras muiiito seca. Gostaria de entender o que é e como posso tratar. Você poderia me ajudar?Obrigada desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *