Dicas para prevenir e tratar a foliculite

Hoje vou tratar de um dos problemas dermatológicos mais comuns, tanto para homens quanto para mulheres: a FOLICULITE. Muitas mulheres tem este problema na região das virilhas, nádegas e coxas e os homens na região da barba. A foliculite é uma lesão semelhante à lesão da acne, mas o que ela é exatamente?

O que é Foliculite?

Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele aonde se encontrem os folículos. Ela pode ser superficial, que costuma ser a mais comum, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Ou a foliculite pode ser profunda, apesar de mais rara, é uma espécie de complicação da foliculite superficial – podendo, inclusive, levar ao surgimento de furúnculo.

O que causa a foliculite?

A foliculite é causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica dos folículos capilares. Geralmente, a causa mais comum de foliculite é a bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo). Os folículos estão presentes em todo o corpo, com exceção das palmas das mãos, plantas dos pés e membranas mucosas, como os lábios. Eles são mais densos no couro cabeludo. Se eles forem danificados, ficam mais sujeitos à infecção.

As causas mais comuns de danos ao folículo capilar incluem:

  • Lesão ao se barbear ou atrito provocado por roupas muito apertadas
  • Transpiração excessiva
  • Condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne, por exemplo
  • Lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas
  • Curativos de plástico ou fita adesiva aplicados sobre a pele.

tratar foliculite

Tratamento

O tratamento da foliculite depende muito do tipo de foliculite, por isso é indispensável a consulta médica. Para quem está com bolinhas de pus podem ser necessários cremes ou pomadas a base de antibióticos e antiinflamatórios. Para o problema não agravar, nunca esprema ou tente retirar o pêlo com pinça, ok? Casos mais graves muitas vezes necessitam até de drenagem cirúrgica do local.

Como evitar?

Embora nem sempre seja possível evitar foliculite, algumas medidas podem ajudar:

  • Evite usar roupas muito apertadas
  • Depile-se com cuidado. Aos homens, outra dica é usar um barbeador elétrico ou uma lâmina nova cada vez que for fazer a barba.
  • Quem faz depilação com cera precisa se certificar de que os equipamentos utilizados pelo salão são esterilizados ou descartáveis.
  • Tenha cuidado especial para manter a área limpa e raspada para evitar arranhões e pequenos cortes.
  • Mantenha a pele o mais lisa possível e livre das células mortas (elas dificultam a saída do pêlo à superfície). Uma dica é utilizar esfoliantes a base de ácido salicílico pelo poder antiinflamatório e bactericida. Faça a esfoliação  uns dois dias antes da depilação sem exagerar na fricção com a pele.
  • Use sabonete antisséptico nos locais atingidos (caso já tenha as lesões na pele)
  • Mantenha banheiras sempre limpas.

Quem tem ou já teve este problema? Fique atento à estas dicas e procure seu médico para um tratamento adequado.

Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *